Quais os principais erros ao começar um negócio, como a contabilidade pode me auxiliar?

Empreender no Brasil não é tarefa fácil, por isso é importante iniciar o seu projeto de forma adequada, e prevendo os passos seguintes, evitando cair em armadilhas ou surpresas no decorrer da sua operação.

Separamos aqui 3 erros comuns ao começar um negócio:

  • Falta de Planejamento: Iniciar um negócio requer estratégia e planejamento, ao iniciar o seu projeto verifique a receptividade do seu público-alvo com o serviço ou produto a ser oferecido. Antecipe as principais dúvidas do seu empreendimento, gerando conhecimento para enfrentar os desafios após o início do processo. Formatar um plano de negócios é o passo ideal para reduzir riscos futuros.
  • Fuja de um contrato social ‘padrão’: É muito comum querer agilizar na obtenção do CNPJ, e para isso, muitas vezes, utilizar os famosos ‘contratos padrão’ para registro do seu CNPJ. Entretanto, tais contratos podem ser omissos em uma série de fatores, como possibilidade de exclusão de sócio, forma de sucessão no caso de falecimento, metodologia de distribuição de lucros. Enfim, uma infinidade de fatores que precisam ser avaliados a cada caso. O Contrato Social serve como uma espécie de ‘manual’ dos sócios nos atos empresariais, sendo importante a redação adequada a realidade do negócio que está surgindo.
  • Simples Nacional é a melhor opção: Um planejamento tributário adequado vai auxiliar a sua empresa a definir o regime tributário mais viável ao seu negócio. Simples Nacional, pode ser sim a melhor opção, mas, cuidado! Antes de escolher o regime tributário, tenha informações suficientes para definir qual efetivamente é a opção mais adequada a sua empresa, evitando custos tributários desnecessários. 

Esses são os três principais pontos que podem ser avaliados junto com a sua contabilidade, ter essas informações claras no momento de abrir uma empresa aumenta significativamente a chance de sucesso do negócio.

COMPARTILHE ESSE POST: